terça-feira, 17 de maio de 2011

As Mãos que Construíram a América...

Oh meu amor, viemos de um longo caminho

Das colinas malhadas, para o aço e os cacos de vidro

Dos campos pedregosos, para lanças vindas do céu

Pelo trabalho dos nossos bolsos, por uma razão para não dizer adeus

Estas são as mãos que construíram a América

Ahhhh, América

A última vez que vi o seu rosto, foi na água cor do céu

Como as aves marinhas demonstram, um longo adeus

Eu levei o seu beijo para pulverizar as estrelas da nova terra

Você tem que viver seus sonhos, não os faça parecerem difíceis, oh...

E estas são as mãos que construíram a América

Ahhhh América

De todas as promessas, esta é a única que nós podemos manter?

De todos os sonhos, ste é o único que ainda não podemos alcançar?

Halle, Ole

É o início do outono, há uma nuvem sobre a linha do céu de Nova York

Inocência, arrastado através de uma linha amarela

Estas são as mãos que construíram a América

Estas são as mãos que construíram a América

Ahhhh América...



Gangues de Nova York


*... bem, madrugada a dentro, acho que o único louco por aqui a esta altura (rs , rs..), passei para deixar meu comentário/artigo sobre algo, que gostaria de compartilhar com minha família musical, a qual tenho o carinho de chamar "Family 360°",essas pessoas ao qual tenho imenso carinho, e que graças a algo que até pouco era um Hobbie - curtir uma banda de rock - e acabou se tornando filosofia de vida, bem claro que estou falando de U2,esta "sigla" tão pequena e sem importância para alguns que não conhecem bem o que esses dois símbolos formados  de uma letra e um número representam na realidade.


        Desde que conheço a banda e suas canções, das primeiras que ouvi constantemente, uma em especial sempre de certa forma mexia de mais comigo, isso lá com meus 13/14 anos de idade, sentia uma coisa que até pouco tempo não sabia o porque, acho que por ser muito novo não tinha esta capacidade de assimilação, mas ja no final de minha adolescência, toda a vez que a ouvia isso aumentava,é como se minha alma se tele transportasse para a dimensão dela ,neste período inicial, mesmo sem saber a tradução, já conseguia acompanha-la com minha própria voz,pois a magia desta canção me guiava a entendê-la, mesmo que inconscientemente; até o dia em que vi pela TV no prêmio Grammy, ao qual a banda estava recebendo por conta da participação desta canção na trilha principal de um filme que falarei mais a frente, não me recordo agora rapidamente quantos a banda levou, pois bem, foi onde tive meu primeiro contato com a letra traduzida, onde só aumentou ainda mais a magia e admiração por essa banda fantástica e esta canção em especial.


  Hoje até o início de escrever este artigo, terminei de assistir ao tal filme ao qual esta canção é tema  e ligando uma coisa com a outra, os contextos transmitidos nesta atmosfera tão envolvente; enfim achei a explicação e o por que, me fascino tanto por esta canção, o porque os arrepios toda vez que começo a cantar as primeiras estrofes dela, por que me sinto tão bem ao cantá-la e a ouvindo, sentir a sua energia em minhas cordas vocais e seu som único invadindo meus tímpanos como um grito de guerra tão tenro, minha alma ao mesmo tempo que se entristece se alegra, é uma energia estranha mas muito boa, e sempre a sinto...
..pois bem estou falando deste poema Irlandês, que pra mim é como um  quadro de Picasso em forma de canção, a belíssima "The Hands That Built America",tema do filme "Gangues de Nova York". Esta canção permeia a tantos sentidos e significados em uma única canção, que é até difícil desmistificá-los de uma só vez, posso dizer sem sombra de dúvida que ela possui a mesma força, a mesma expressão de "Sunday,Bloody,Sunday",só que claro, de uma forma mais sutil, ela consegue ao mesmo tempo que você  vivencie e sinta, não sei de que maneira a uma certa dor, mas também logo um conforto em sua mensagem transmitida... assistindo ao filme, pude ter ainda mais compreensão sobre tudo isso, e de onde Bono teve ainda mais motivos para se inspirar, a história da imigração Irlandesa para a América, é uma questão muito marcante e forte, tudo o que essas pessoas passaram nesta terra sem lei, forjando esta nação com seu próprio sangue, tanto imigrante como dos próprios nativos, lutas desnecessárias muitas das vezes, mas as condições e busca por ideais deste povo ,que buscava a chance de começar uma nova vida, sei que muito semelhante a outras imigrações ocorridas de outros países, como os italianos, mas a questão levantada sem dúvida cai na questão do preconceito quem vem de épocas mais remotas, e todo tipo de pensamento intolerante da parte humana que sempre fez parte de nossa sociedade, tudo isso apenas nos da forças e motivos para sempre lutarmos contra este tipo de mal, e é através da música que muitas vezes conseguimos nos expressar contra este tipo de coisa e nos sentir livres de determinadas culpas de nossos antepassados mesmo que por alguns minutos de canção, acredito que o U2 siga esta vertente, sempre pregando a paz acima de tudo e o amor que devemos ter uns pelos outros ; "The Hands That Built America" sem dúvida é uma canção extremamente forte e que tem muito a dizer, cabe a cada um de nós assimilar seu significado transmitido, e de certa forma aplicar em nossa  vida um pouco do que ela, assim como a banda tem a nos ensinar; uma das mensagens transmitidas em especial por essa canção que captei, está no refrão da mesma que diz : “ Estas são as mãos que construíram a América”, da mesma forma devemos construir nossos sonhos, como se fossemos construir uma América, e ir colocando cada tijolo de vida como se fosse levantar uma casa bem grande e bela, pois assim devemos pensar, neste verso fica ainda mais claro a mensagem: “Você tem que viver seus sonhos, não os faça parecer difíceis”... Pois bem família, eu espero que gostem de compartilhar minhas observações, pensamentos e sentimentos acerca desde universo 360° da atmosfera U2. Senti que tinha de escrever isso após o filme enquanto minha inspiração fluía, acho que são horas raras em que nossa alma quer se expressar e colocar para fora o que sente de verdade e não devemos desprezar oportunidades como essa. Um abraço 360° a todos \0/ ..


Nota: Babi...se quiseres publicar algo no blog ou todo não há problema,na verdade não imaginei que ficaria tão grande (rs,rs) ,foi fluindo e fui madrugada a dentro escrevendo,de qualquer forma pertence a toda a Family 360, é nosso...

Por Hector Conceição.

**Escrito originalmente no Grupo do U2 Family no Facebook.

Um comentário:

  1. Preciso deixar aqui expresso minha admiração pela interpretação do meu mano.

    E dizer que fiquei muito louca por que o U2 perdeu o Oscar para o Eminem... faça-me o favor né?

    Totalmente injustiçados!

    ResponderExcluir